Essa semana eu vi na televisão uma propaganda de sopa (Maggi? Knorr?) em que se ensinava que podia preparar a tal sopa com outros ingredientes; que a sopa também fica boa com carne, massa, batatas, etc... Eis que a minha mãe se manifesta e diz: "- Grande coisa, eu faço isso há anos."
Aí eu lembrei de alguns outros produtos que as pessoas não sabem aproveitar, como por exemplo o Vick Pyrena - analgésico para gripes e resfriados - Já vi pessoas que esquentam água, jogam o vick dentro, tomam e depois ainda reclamam que é ruim... Mas é óbvio! É para se preparar um chá... de hortelã, cidreira, camomila, qualquer um e depois sim misturar o pozinho. Aí fica bom.
Também na televisão estavam ensinando que o café solúvel Nescafé fica delicioso se tomado com leite. Bom isso também é bem fácil de deduzir. Qualquer pessoa que goste de café sabe que café solúvel com água não é lá grande coisa e que o negócio é tomar com leite.
Mas essa conversa de "é óbvio" ou "qualquer um deduz" pelo jeito não é bem assim. Mania de não prestarem atenção no que se come! Não lêem as instruções, não?
Ainda existem aqueles que nem abrir o produto sabem. Que ainda não descobriram a fitinha vermelha que é só puxar suavemente para abrir um pacote de bolachas.
Conheço no mínimo 3 pessoas que não sabem usar um abridor de latas! Fora aqueles que não entendem como se abre uma caixa de leite tetra pak! E olha que logo que lançaram as embalagens de leite, tentaram fazer a caixinha no estilo americano que é mais curta e mais alta (aquela que vemos nos filmes) Bom, aquela sim é horrível de abrir, levanta-se a tampinha depois dobra pra dentro, rasga e desdobra pra fora... Não preciso dizer que ficou meses no mercado e depois evaporou!
Mas eu confesso que quando me falaram em Pepsi com "tampa rosca" eu demorei a entender do que se tratava. Minha primeira esperiência com a nova latinha de alumínio mole da Coca Cola e sua tampinha também foi de estranhamento. E semana passada ainda estava discutindo com uma amiga se eu devia tomar o capuccino em pó ( Três Corações) com água ou leite...
Não adianta, quanto mais o ser humano se desenvolve para aprender a se adaptar ao novo mundo, mais os engenheiros se especializam em embalagens e produtos malucos.