segunda-feira, abril 18, 2005

Churrasquinho de Garça

Trecho da entrevista com o mendigo Sadi, 52 anos, morador de rua em Porto Alegre:

Onde o Sr. dorme?
- Olha, eu gosto bastante da ponte do arroio dilúvio, as pontes são bem convidativas, mas só no inverno, porque no verão não tem lugar melhor que o Parque Marinha.
Porque?
- O lugar é muito bonito, tenho comida, durmo na grama fofa, e ainda posso apreciar o do pôr do sol todos os dias da minha casa. Quem tem isso em Porto Alegre?
O senhor disse comida?
- Sim no Parque Marinha exitem muitos animais saborosos...
Prossiga por favor!
- Nada melhor que uma pomba assada, o tal do Anu branco também é bom, e nesta época eu particularmente aprecio as garças que se concentram perto do shopping. Também são saborosos os porquinhos da índia, mas são difíceis de caçar os safados!
E as doenças dos animais?
- São todos limpos, as pombas, por exemplo, transmitem doenças através das suas fezes e não do seu assamento (sic).
Como tem certeza?
- Sou biólogo, vivo na rua porque eu gosto. Um dia eu fui a uma saída de campo no Jardim Botânico, dei conta que poderia viver dos animais da cidade e não voltei mais pra casa.
E o Sr. não tem medo de ser preso ou de alguém o denunciar?
- Hoje é um dia particularmente feliz pra mim, pois o Tribunal de Justiça autorizou a matança dos animais.
É mas apenas o sacrifício de animais em cultos e liturgias de religiões africanas.
- Tchê, sou negrão, tenho liberdade de culto, mato os bichos e os como, quem vai questionar a minha religiosidade? Pior são esses "religiosos" que matam galinhas, recheiam com milho, frutas, e cachaça e largam nas esquinas. Com tanta gente passando fome por aí? Se dessem uma galinha a cada mendigo de rua garanto que se sentiriam mais aliviados dos seus males espirituais.
Aliás, espero que com essa lei aumente o fluxo de macumba nas esquinas de Porto Alegre, afinal um franguinho e uma cachacinha sempre caem bem...

10 comentários:

Kaka disse...

Sadi RULES... O negão (sic) tá certo...

Tahiane Stochero disse...

amigo, acho que tu viu, a lei foi aprovada. Acho que liberdade de culto deve existir, mas uns podem matar os animais para praticar "religião" e outros não podem matar uma cadela preta arrastando ela com o carro. acho que as duas coisas são horríveis e considero uma baite de uma ambigüidade e discrepância social uma ser lei permitida e a outra ser uma lei penal. uma é legal, a outra, te mandão para o xilindrô e as pessoas são nas ruas, às multidões, pedindo justiça...

o que é justiça neste mundo?!
tô preparando a questão para minha pós, outra hora te conto, mas questiona algo que eu gosto muito de estudar, terrorismo... e eu faço algumas perguntas - dúbias - deste tipo. pra mim, a vida é dual, e eu não sei o que faço neste inferno. continuo a procurar meu caminho e meu lugar...

Oitadeu disse...

Exatamente Tahiane, captou o sentido da coisa. Muito bom o teu comentário!
Valeu!

Fernanda Souza disse...

Vou criar polêmica!!! Independente de concordar com a lei ou não, fato é que as galinhas pretas usada no batuque são mortas do mesmo jeito que a galinha que a gente come. Arrastar a cadela Preta foi uma maldade. Agora se podemos comer os animais porque eles não podem usar em seus ritos religiosos? Se tem gente passando fome... aí já são outros quinhentos... se levarmos tudo por essa ótica, tem muita coisa errada. Acho que temos que respeitar coisas que a gente não entende ou não faz parte da nossa vida. Lembrem-se que na Biblía os cordeiros eram imolados em sacrifícios...

Kaka disse...

Bah, queria comentar a respeito disso mesmo! Achei um absurdo essa aprovação, tomara que derrubem no STF...

Já tenho um pé atrás com esse negócio de religião, ainda mais as que abusam dos "supostamente" primeiros habitantes na terra, blá, blá. O homem é isso aí mesmo, vai se aproveitando da sua condição para fazer o que bem entender (isso já é muito discutido e nem vou falar do que todos já sabem).
E tem outra: tudo bem que é bom, mas o homem não precisa mais de carne para viver, a não ser aqueles que seguem os princípios do Sadi, pois até tem um certo sentido: mata e come por necessidade. Eu me sinto culpada às vezes de comer carne, ainda mais depois de saber a forma que a vitela é "preparada". Delicious!

Que batuque, o q...

O negócio da tal da Preta foi um caso atípico, até porque o homem anda menos ignorante (???). Os que fizeram isso são uns babacas que quiseram aparecer, no mínimo.

Sacrifício de animais engloba o quê? Gatinhos e cachorrinhos também? Aí não, né? Não vão querer... Como somos seres poderados e controlados, não me admira muito que daqui a pouco estejamos vendo os batuques com cabeças de poodle por aí... FIESTA!!

Não questiono a fé do ser que gosta de cultos afro-brasileiros, mas por favor, né? Evolução. Não vivemos mais nas "terras virgens".

E, por fim... Não façam batuque pra mim, a minha cabeça é muito moderna para essas coisas em estilo místico, e eu não compreendo direito essas culturas... Hahahahah
Eu ignoro, ignoro. "Sê benevolente cum eu"

Oitadeu disse...

Se vocês dizem que no mundo atual não é preciso matar os animais pra comer é porque não vivem no campo, ou pensam que a carne que vem pra cidade se reproduz sozinha no frigorífico do Zaffari. O processo é e será o mesmo por muitos anos.
Agora, entre comer e usar em rituais religiosos, na minha opinião, há um abismo. Se eu pensar diferente em breve vou utilizar mulheres nos meus rituais religiosos...

Kaka disse...

Pode-se comer abobrinhas no campo, Campos.
Inaugura uma nova fase pós moderna e intruduz o churrasquinho de vegetais na tradição gaudéria, faça a sua parte.
Eu sei que no Zaffari eles colocam corantes na carne e escondem os nervos...
Por fim, shhhhhhhhhh
Brindes à nós, carnívoros

Oitadeu disse...

Era bem isso que eu queria com este post: idéias, questionamentos e sugestões sobre o tema polêmico!
Deu certo, um brinde à reflexão!!!

mCyBeR disse...

Matar pra saciar a fome eu acho válido (quando traremos colonos da séra para acabar com as pombas do Centro em uma passarinhada de dar inveja ao Radicci?!).
É sabido que as bactérias existentes nas fezes e embaixo das asas desses bípedes alados podem ocasionar muitas doenças, inclusive tivemos a morte de um dos nossos nativistas devido a essas microorganismos terem entrado via ar condicionado num consultório dentário e o ar contaminado do ambiente resultar numa enorme (e fatal) infecção...
Agora, o caso da cadela Preta não há nem o que contestar... Aqueles cretinos deveriam ser empalados pelo Sadi - é desse jeito mesmo que estás pensando.
Matar por macumba é desperdício.
Já no caso de usar mulheres em rituais religiosos:

essa história de comer,
de usar...
Pode dar o que falar!

Hehe!

Fernanda Souza disse...

Eu sou radical! E uma pessoa radical pega as coisas pela base. Ou seja, matar para comer ou para o ritual é matar do mesmo jeito.
É tudo questão de cultura. Também acho que animais de estimação como cães não devem ser usados nem numa coisa nem noutra, mas na China eles comem os bichinhos e dai? Eles foram criados assim, do mesmo jeito que a gente comendo frango e carne bovina. Não entendo, mas respeito porque é uma cultura diferente.
E Tadeu, não sei de que forma vc quer usar as mulheres e nem sei quais são estes TEUS rituais religiosos, mas nas religiões afros eles não COMEM as galinha nos rituais! hahaha
E já é sabido que as galinhas da macumba não são mesmo desperdiçadas, taí os mendigos para provarem!