sexta-feira, abril 01, 2005

Velório

Semana passada fui a um velório. Uma parente bem distante, prima da minha mãe, a senhora já tinha seus 90 aninhos bem vividos. Tradicional cena de velório, o caixão, a pessoa, e os parentes chorando em volta.
O que me fez refletir sobre um princípio do Tadeísmo que sempre me vem à mente nessas situações: "- A morte de uma criança ou de um jovem é uma coisa horrível, triste que merece ser bem chorada e refletida, mas a morte de uma pessoa bem velhinha que já fez de tudo na vida, teve filhos, netos e até bisnetos, aprendeu com a vida, ensinou, deixou lições, cumpriu a sua missão, realizou seus sonhos, enfim... foi feliz e fez as pessoas felizes, merece ser comemorada!!!"
Então cheguei às seguintes conclusões sobre o meu velório que vou elencar aqui para a posteridade. Mas faço a ressalva de que se até lá eu mudar alguma idéia desconsiderem esse post... hahahahha
Em primeiro lugar, meu plano é morrer após os 100 anos, antes disso é tragédia. Gosto tanto do ano 76 que seria uma infelicidade não poder aproveitá-lo 2 vezes nesta vida!
Quero ser cremado, pra não ter que pagar mensalidade em nenhum cemitério, nem obrigar os parentes a visitar a Ala 315B, 3ºandar, leste, fila 19, à esquerda, ...(entenderam que é um saco, né?), nem servir de comida pra vermes (não é por nojo, mas é que ninguém come macho, nem depois de morto!)
Tem um cemitério lá em Santo Ângelo, no meio da Soja, perto da Fazenda do meu vô, onde estão enterrados meus familiares, lá eu quero uma lápide, mas só a lápide!!! O que estará escrito e a foto eu ainda não decidi(mas com certeza será alguma coisa engraçada e com trocadilho). As cinzas ficarão guardadas no pote até segunda ordem pois eu também não decidi se quero ser jogado ao mar, ao vento, Mônaco ou no Sítio ou se quero ficar em cima de alguma estante chique...
Bom, vamos ao mais divertido, o velório, que será uma baita festa!!!! Vai ser em um clube, com um DJ que vai tocar as minhas músicas preferidas (um CD futurista com umas 2.000 músicas pra rolar até o amanhecer) Muita cerveja, vinho e champanhe pra animar! Imagino que o povo vai chegar acanhado e cabisbaixo, aí vão se sentando nas mesas e se preparando... Então quando estiverem todos presentes começará um clipe com momentos hilários meus e depoimentos de filhos e netos, todos contando histórias engraçadas... (quem contar coisas tristes eu venho puxar o pé depois!)
Logo já estarão berrando: - Conta daquela vez que ele fez tal coisa! - Aquela outra que ele disse isso e aquilo!
Após a seção nostalgia, churrascada!!! Óbvio! E mais cerveja e mais vinhos até que logo, logo já estarão arrastando as cadeiras e dançando!!!! Yuuuhuuu, bah até eu tenho vontade de ir nisso! (talvez eu faça um pré-velório aos 99 anos) Isso... é uma boa pra ir dando as coordenadas!
Vou deixar tudo pago, e arrumado, inclusive folders e avisos no rádio, tv, internet e seja lá qual outro meio de comunicação que inventem até 2076, assim a parentada não reclamará nem hesitará em fazer o festerê se tiver que pagar....
Também um fiscal e vários seguranças fortes e mal encarados pra retirar (na porrada) quem chorar, não quiser comer, ou se negar a dançar. (Bah, vai ser muita desfeita de quem não curtir!) Vai ser a festa do milênio!
Por último deixei o meu desejo mais importante: Claro que vou gostar que me elogiem e falem como fui um grande homem, ótimo pai, melhor avô do mundo, etc... essas coisas que sempre se fala em velórios, mas pelo amor de Deus, eu não vou estar aqui pra ouvir!!! Então, peço encarecidamente a esse povo todo que faça a "rasgação de seda" diretamente comigo enquanto vivo!!!!
Se eu lembrar de algo mais vou postando, já que tenho no mínimo uns 72 anos pra organizar esse festerê!
- Mas Deus, seguinte.. só entre nós... Não me oponho se viver até os 200, tá?

2 comentários:

Fernanda Souza disse...

Tadeu! Adorei o post!!! Tudo isso só prova uma coisa: o amor que você tem a vida. E a sua alegria. E ta aí mais uma afinidade nossa. Quando vi o da Karen sobre eutanásia eu falei para algumas pessoas que se eu ficar naquela situação NUNCA desliguem o aparelho. Sou teimosa e não quero perder uma oportunidade mínima que for de viver. Vai que eu me recupero? Por isso tmb ainda não sou doadora de órgãos. Tenho medo que para passá-los adiante, alguém me mate antes do tempo.
Quanto a idade, lembro de uma professora que não ficou lamentando a morte da princesa Diana por ser uma mulher jovem. Ela disse que com aquela idade, Diana tinha aproveitado o que muita gente de 90 não aproveitou. E concordo com ela.
Só fiquei em dúvida com uma coisa: não sei se quero estar nesta festa ou ir antes para não perder um amigo. Mas uma coisa é certa: quero que a gente ainda mantenha Contatos! até os 100 anos, ou mais! E ó, quero viver 200 tmb. O quanto mais puder :)
Ah! Comentei o teu comentário no meu blog.

Fernanda Souza disse...

Este post ficou tão longo e eu tinha coisas a comentar em cada parágrafo. Esqueci de dizer que também quero ser cremada. Não pelo mesmo argumento que o seu, mas para não ficar ocupando espaço!