quarta-feira, março 30, 2005

Nostradamus

Esses dias eu tava lendo o Blog da Tahiane e vi um post antigo sobre Nostradamus. Lembrei direto do meu livro "Nostradamus e o Milênio". Sempre me deliciei fazendo uma leitura cética tentando também interpretar as profecias. Nostradamus escreveu em centúrias e quadras (que na verdade são versos, espalhados e obscuros) porque temia que as pessoas entrassem em pânico caso fosse claro com as suas previsões.
O livro é uma edição de 1987 e por isso tem algumas doidices. Interpretações do autor(John Hogue) sobre o "futuro" como ataque árabe à Europa em 1996, inundação de uma parte da Inglaterra no ano 2000, por aí. Mas são interpretações e a viajada é livre...
Bueno, tem coisas do passado histórico que são realmente surpreendentes e eu gosto muito. Por exemplo os "três homens do mal" que Nostradamus chama de anticristos. O primeiro deles Napoleão "Um imperador nascerá perto da Italia, custará muito caro ao império. É menos principe que carniceiro" e o famoso jogo de palavras que o profeta adorava "Pau, Nay, Loron será mais de fogo que de sangue..." (desembaralhando as palavras, Nay Pau Loron torna-se Napaulon Roy = Napoleão Rei).
O segundo anticristo é aquele que Nostradamus chamou de "Hister". Barbada né? Hitler, que inclusive tomou conhecimento das profecias de Nostradamus e o seu agente de propaganda, frau Goebbels, utilizou alguns versos como publicidade nazista.
O que intriga os estudiosos é quem é o terceiro??? Tem uma centúria que fala em "Mabbus". Bom, na época da Guerra do Golfo eu me apavorei, pois Mabbus ao contrário é Subbam - o que seria quase Saddam... Hummmm Mas o pior é agora que o Presidente da Palestina se chama Abu Abbas! hehehehe Em outra, ele diz que a guerra do terceiro anticristo durará 27 anos. Existem teses de que o terceiro anticristo não é uma pessoa e sim o terrorismo, então esta guerra já começou. Faz sentido...
Tá, pra terminar que isso aqui já tá ficando longo, uma centúria que no livro tá como a previsão de um terremoto em São Francisco, mas que eu interpreto como sendo a previsão do 11 de setembro: "A Terra lançando fogo a partir do seu centro Abalará as torres da Nova Cidade: Duas grandes pedras guerrearão por um longo período E Aretusa colorirá de vermelho um novo rio"
Impressionante esse tal de Michel de Nostredame.

Nenhum comentário: