quarta-feira, junho 15, 2005

Filosofia de Boteco

"Talvez comigo seja diferente, talvez não seja bem assim..."
Com esta frase ou pensamento o ser humano está fadado ao desastre. A teimosia é inerente e a burrice impera. Não adianta, o ser humano só aprende quando sente na pele e por própria tentativa e erro acaba aceitando os fatos.
Para quê ler um livro sobre teorias da eletricidade e aprender que a corrente positiva causa choque se na primeira oportunidade eu vou enfiar o dedo na tomada mesmo...!!!???
Pior ainda o que não aprende e ainda pensa: "Ah foi uma fatalidade, vou enfiar o dedo na tomada de novo...." Bzzzz!
É irritante, mas acontece todo dia, seja em casa, no trabalho, nos relacionamentos, enfim em tudo!
Apesar de não ouvirmos a voz da experiência e raramente aceitarmos aquilo que nunca fizemos como um verdade absoluta a vida é assim mesmo: Experiências, boas e más que interiorizamos, aprendemos e repetimos o que é bom e nos afastamos do que é mal, algo como o reflexo condicionado. Viver, aprender e evoluir.
O ser humano sofre com o anseio de poder tirar as próprias conclusões - que são as mesmas de 5.000 anos atrás - mas enquanto o sujeito não sentir e avaliar por si próprio que aquilo é mesmo bom ou ruim não vai desistir.
E lá vamos nós...

2 comentários:

Fernanda Souza disse...

Tem uma frase que diz mais ou menos que experiência não é o que aconteceu com você mas o que você fez com isso. E acho bem válida.

E também, por mais que tenhamos a voz da experiência, também sempre temos aquele otimismo incorrigível: "mas desta vez é diferente"!!!

Kaka disse...

Bah, odeio essa frase --> Talvez comigo seja diferente, talvez não seja bem assim

É o comodismo estampado, xô... Até não sei se tu quis te referir a isso, mas foi a primeira coisa que pensei quando li aqui, até pq comodismo me incomoda!

Falando em sentir na pele, não há nada melhor, seja bom ou ruim.

Agora, a questão de insistir no erro faz parte dos sentimentos extrínsecos à razão e, às vezes com um plãs de auto-boicote...

Eu mesma, tô sabendo que tem uma parte do banheiro aqui de casa que dá choque, e não resisto em sentir a refrescância... Huahauahau

Esse reflexo condicionado atrapalha, eu odeio ele.