terça-feira, março 15, 2005

Estímulos

Noite passada, antes de dormir eu peguei um livro de citações sarcásticas que eu adoro. Chama-se "Mau Humor" do Rui Castro. Tem de tudo, frases de Nelson Rodrigues, Churchill, Bernard Shaw, Millor Fernandes, etc... sobre assuntos diversos: Políticos, familia, mentira, heróis, sexo, mulheres, e por aí vai... Muito bom, recomendo!
Mas não vou repetir frases do livro aqui, quem quiser que me peça emprestado. O que interessa é que eu lembrei de duas frases que já me disseram e que me marcaram bastante. As duas sobre o mundo do direito, mas aproveitáveis em qualquer situação. Sabe aquele momento em que tu tá buscando algum estímulo, uma inspiração? Pois é....
A primeira ouvi na faculdade da boca de um colega que era (pensava ser) "advogado" desde o primeiro dia de aula. Pai advogado, mãe advogada, avô desembargador, tio desembargador, enfim, acho que a empregada dele deve ser Procuradora da República... Então, na ânsia de saber como era a vida de advogado, prestei atenção no que o janota tinha a dizer. Eis que me saiu com essa: "- Advogado é que nem puta, pagando faz qualquer coisa."
As minhas conclusões não são publicáveis neste Blog e esse post também não pretende ser um post tendencioso, apenas estou relatando. Reflitam...
A segunda é mais recente e tão revoltante quanto (eu tento não ser tendencioso, mas não dá...) Bem, após a faculdade segui o caminho natural dos concursos jurídicos e a magistratura sempre foi o meu sonho. O concurso para juiz é uma das coisas mais difíceis do mundo, horas e horas de estudos diários, cursos e mais cursos caros, abdicação de muitos prazeres, pressão psicológica própria, pressão da família que quer ver um resultado rápido, todos os ingredientes necessários para um surto psicótico iminente. Então, um dia estou ocupando a minha sagrada 1 hora de exercícios diários na natação e encontro no vestiário o presidente do tribunal (não digo qual). Nunca liguei pra pessoas "importantes", logo, disse oi e fiquei na minha. Mas um outro colega o reconheceu, começou a puxar assunto e me apresentou como estudante de direito. O presidente então começou a perguntar o que eu fazia e tal.. expliquei que estava tentando a magistratura, que era muito desgastante, contei o numero de cursos que fiz, o tempo que eu estudava, as dificuldades todas e que aquilo me stressava bastante. Esperei alguma dica, algum conselho. Nossa! O presidente do tribunal dirá algo interessante a ser ponderado... Então ele disse: "- Ah, quando tu tiver stressado vai bater uma punheta que passa."
É senhoras e senhores.....
São com esses estímulos que as pessoas se fortalecem, é assim que o Brasil chegará um dia a ser uma grande nação e é por isso que eu prometo que quando for Juiz não abrirei a boca se for pra dizer merda.

3 comentários:

Kaka disse...

Eu só espero que nunca algum juiz diga isso pra mim...
Huahauahaau
Cúmulo, revoltante mesmo...
Eu queria ser uma mosquinha para ver a tua cara na hora... hahahaha
Bjocas

mCyBeR disse...

Percebo que nossa Nação encontra-se nas mãos calejadas (e cheias de pêlos) de certos magistrados que não se permitem ficar de saco cheio diante das dificuldades...

Abraço!

Fernanda Souza disse...

Bah, escroto! Sem comentários.
Quero ver esse livro. Adoro as frases do Nelson e o livro que tem só frases do mestre "Flor de Obsessão" está esgotado. Também gosto do Millôr...
Mas quando você for juíz, pelo menos nos momentos informais, entre os amigos vc tem que continuar falando merda... para a gente poder dar umas risadas heheeh