terça-feira, março 22, 2005

O Cordeiro da Páscoa

A Páscoa está chegando e com ela a confraternização, os ovos de chocolate e as tentações da carne... Como assim, tchê?
Tá, eu explico: É que eu sou o sujeito mais carnívoro do mundo, adoro carne, todas as suas formas de preparo (assada, frita, grelhada, à milanesa,...) e amo churrasco! Sou churrasqueiro desde pequeno, passo mal se não tem o tradicional churras todo fim de semana e se tivesse que escolher uma comida apenas pra passar o resto da vida, certamente seria churrasco. Churrasco é tudo! Para radicalizar ainda mais eu odeio peixe e todos os seres que moram nas águas - sim, camarão, baleia, golfinho, lagosta, tudo é "peixe" no sentido lato.
Então, na semana da Páscoa e principalmente na Sexta Feira Santa eu vivo meu dia de reflexão religiosa forçada! Já que não se pode comer carne (aliás, alguém sabe explicar o porquê desse martírio?), peixe eu nem me aproximo e chocolate só no domingo, a sexta é o meu dia de provação! Normalmente me viro com o meu prato preferido "sem carne" que é arroz com tomate - embora não seja a mesma felicidade, dá pro gasto.
Mas na noite passada lendo a Bíblia, (apesar da minha religião oficial ser o Tadeísmo, rezo e leio trechos da Bíblia todos os dias) encontro o relato da celebração da Páscoa do Rei Josias, em Jerusalém. Amigos, vejam que surpresa a minha, o tal Josias preparou a maior celebração da Páscoa que se tem notícia, e sabem como??? Com a maior churrascada da história!!!!
É sério, (podem conferir em 2 Crônicas, 35) tá tudo lá, contado em detalhes: Trinta mil cordeiros e cabritos e três mil bois da fazenda do Rei, mais dois mil e seiscentos cordeiros e trezentos bois dos convidados gaudérios! Imolaram alguns para oferendas e assaram a bicharada no fogo, segundo o rito (gaúcho, eu imagino) e repartiram entre todo o povo! Presença confirmada até de músicos (vários gaiteros, ôigale tchê!) foi uma baita festança, digna de constar no Livro Sagrado. "Nunca, pois, se celebrou tal Páscoa em Israel, desde os dias do profeta Samuel..."
E tudo isto em nome do Senhor!

Então como é que me saem com esse papo de que na Páscoa só se deve comer peixe ???

Só posso dizer que esta semana vou relembrar o Rei Josias e, em homenagem a maior churrascada da história e em nome de Deus, vou assar o Cordeiro da Páscoa!

.

2 comentários:

Kaka disse...

Eu, como estudiosa e aplicadíssima nas doutrinas da mais linda das faculdades, me arrepiei com o uso do no sentido lato
Ui...
Huahauahauahau

Eu gosto de peixe, e sei fazer mtu bem...

na noite passada lendo a Bíblia????????? Céus... tu surpreende...

Trimmmmmmmmmmmmmmm

Fernanda Souza disse...

Meu ex namorado era igualzinho. Vi ele tendo faniquitos numa sexta-feira santa que passamos juntos.
Mas a história da Bíblia, deve ser antes de Cristo. Pois no meu entendimento, comendo carne estaríamos profando o corpo de Cristo. Mas peixe também é carne, branca, mas carne. Será que dá para comer frango nesse dia?